terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Trabalhar é fácil

Quem está em um ambiente de trabalho que implica em convivência grupal irá compreender melhor esse texto. Essa pessoa sabe que a parte mais desgastante do trabalho não é a tarefa em si, e sim o entorno, as relações que são estabelecidas no espaço laboral.

Poucas pessoas não sabem trabalhar sem competir, sem querer atropelar o outro e impôr seu modo de ver as coisas. Trabalhar em grupo é ter que se explicar a cada minuto, justificar cada ato e cada palavra empregada. Todos são alvo de fofoca. O que se destaca, o que não consegue ter êxito, o mais extrovertido, o que não fala com ninguém. Todo mundo sofre com a língua e o olhar alheio. Equipes onde existe uma torcida constante para que tudo dê errado. Principalmente para os outros. Os sujeitos não se enxergam parte do todo. Não notam que esconder informações e conhecimentos não fará com que cheguem mais rápido aonde desejam estar. É como concurso. Torcer para a desgraça do outro não fará de você o vencedor. Você, antes de tudo, terá que fazer a sua parte. E só a sua parte que decide se você é habilitado ou não.

Reuniões de equipe são a materialização desse tormento. Relacionamento mediado por máscaras e palavras cordiais, crivadas de intenções mesquinhas e estúpidas.

Poucos conseguem fazer a sua tarefa, de modo simples e pacífico. Geralmente fazem mal a sua e atrapalham a do outro.

As discussões não são pautadas pelo mérito da questão, são baseadas em impressões artificiais, que envolvem vaidade, aparência e status. “Tenho que aprovar o meu projeto porque ele é de minha autoria". “Não posso tolerar críticas, nem pensar em enxergar pontos positivos nos meus concorrentes”.

Quase todos já falaram um do outro no trabalho, aqueles que evitam esse costume acabam sendo alvo da fofoca de todos, por vingança.

Não é à toa que os feriados são comemorados como um título mundial, afinal não precisar suportar certas pessoas é uma benção para quem se sente pressionado e desconfortável no dia-a-dia.

É claro que existem lugares onde é possível estabelecer interações francas e sinceras, nas quais o objetivo é superar-se e fazer do trabalho um desafio estimulante e criativo. Porém é bem mais raro.

A maioria se torna muito capaz de executar sua função, só não se torna eficiente em lidar com outros seres humanos. Mas isso deve ser só um detalhe.

Um comentário:

  1. Já faz muito tempo que trabalhar em grupo perdeu o sentido da cooperação e agora quem reina é a competição... Hoje em dia a maior motivação está no fim, no objetivo do trabalho, porque o desenrolar, o trabalho de equipe é algo extremamente desmotivador...
    Pontual como sempre, Gio! ;)
    Estávamos com saudade desse blog atualizado!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir