sábado, 23 de janeiro de 2010

Outras direções ( relacionamento)

Acabar um relacionamento, seja ele de que natureza for, com um sorriso otimista só me foi possibilitado pelo advento da maturidade. É claro que um término não é motivo para fogos de artifício e cânticos de torcida apaixonados, porém também não é o passaporte para o inferno, como muitos interpretam.
As ligações não dão errado, apenas egostam suas possibilidades. É importante entender que tudo na vida tem um ciclo, nossa própria existência é prova cabal disso. Por que não seria assim nas relações? As pessoas que cruzam nosso caminho nos trazem mensagens, ensinamentos sobre o mundo e sobre nós mesmos. E a permanência da pessoa na nossa vida, de acordo com a minha opinião, só se mantém quando ainda temos algo a aprender e experiênciar através do contato.
Negar que certos relacionamentos estão com sua validade vencida é nocivo para nós e para quem se relaciona com a gente. Ficamos presos a algo que não possui mais a fluidez de antigamente e deixamos a outra pessoa estagnada, causando constantes desentendimentos e aborrecimentos mútuos. Para se admitir isso é preciso ter culhão, decretar o fim de algo nunca é agradável no momento, o alívio só chega tempos depois da coisa feita.
Penso que mais doloroso é dourar a pílula, ficar fingindo que é possível continuar quando na verdade estamos perdendo nossa energia vital a cada segundo que continuamos a conviver com quem não queremos mais. Não existem pessoas erradas, existem pessoas erradas para nós, seres que não se encaixam com nós naquele momento. E não saber isso traz conseqüências severas para nossa felicidade, isso porque deixamos de conhecer outras modalidades de encontro mais criativas e também porque privamos o outro dessa ter essa chance também. Parabéns! Você, com seu apego e medo de arriscar em busca de algo melhor, deixa duas vidas amortecidas e sedadas. Ambos na UTI, precisando apenas da força de vontade para saírem dessa situação. A sabedoria popular e a observação comprovam que preferimos ser infelizes com segurança do que inseguros tendo a perspectiva de obter alegria.

Um comentário: