terça-feira, 13 de outubro de 2009

Será que nos divertimos mesmo?

A maturidade chega e com ela vamos começando a nos tornar rotineiros e condicionados. Muitos culpam o trabalho. Até porque poucos nesse país conseguem fazer o que realmente almejam como missão ou dom. Tudo certo. Mas pense em como você usa o seu tempo livre. Será que é livre e criativo? Não sei.
Só sei que a maioria das pessoas que eu conheço se diverte da mesma maneira todo fim de semana. Não critico o que fazem, e sim como fazem.
Costumam ir ao mesmo lugar, falar as mesmas coisas, beber as mesmas bebidas, comer as mesmas comidas, ver as mesmas pessoas. Pelo jeito não percebem que sua festa é tão mecanizada como o seu trabalho. Pior que isso, seu trabalho é capaz de ser mais criativo que seu tempo livre.
Isso requer reflexão. O sistema, de uma forma bem sutil, controla também o seu jeito de aproveitar o tempo livre. Você tem horários marcados para se divertir, horas contadas e formatos pré-concebidos para extravasar seu demônios, aprisionados no trabalho. Seu corpo já sabe decor como reagir. No sábado você come e bebe mais do que qualquer outro dia. O organismo já se ajeita no anoitecer saturnino para poder dar conta do que você vai exceder.
O que isso gera? Você se acostuma com tudo. Sua existência consiste em permanecer o mesmo o tempo inteiro. No trabalho você anseia que chegue o fim de semana. Para que?
Para relaxar? Você sabe bem que não relaxa. É capaz de se incomodar mais do que no dia-a-dia. A rotina do descanso muitas vezes é mais pesada que a do trabalho.
Como quebrar isso? A saída pode estar em tentar fazer o inusitado, quando isso for capaz. À medida que despertamos desse sono da repetição, começamos a tornar nossa rotina mais criativa, mais desafiadora. O próprio trabalho ganha a oportunidade de se tornar mais prazeroso, assim como nosso descanso também estará equilibrado e inovador. E não da forma como a sociedade espera. Não é possível que o ser humano, sendo tão diverso e rico, só queira ter prazer e aliviar as tensões de uma só maneira.

4 comentários:

  1. “O Inferno é a repetição”.

    Verdade.

    (Há, descobri teu blog!)

    ResponderExcluir
  2. A palavra do dia é: ousar. Quando a quebra de rotina vira a própria rotina, inove, ouse...
    Há! Esse eu já conhecia! ^^ Mais um gol de placa do sr. Giordano.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Bah, me abri pro teu post. Eu tento sempre mudar alguma coisa, mas não consigo evitar de sair com as mesmas pessoas, pois isso é prazeiroso ;)

    Mas bah...é verdade...será q eu me divirto?Agora fiquei com essa pulga atras da orelha :S

    ResponderExcluir
  4. Quebrar hábitos é dificílimo, mas vale a pena. Um post que é bem a tua cara, rapaz! =)

    ResponderExcluir