segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Renovação no olhar do viajante

Viajar sempre é uma experiência rica. Conhecer novos lugares ativa pontos, até então, desconhecidos da gente. Sair de nossos “portos alegres e seguros” proporciona relatividade sobre nós mesmos. Temos a tendência de achar que nossos valores são absolutos. Viajar nos dá chance de quebrar a rigidez que carregamos muitas vezes no nosso jeito de viver.
E isso se aplica na vida cotidiana. Quanto mais pessoas conhecemos, mais gostamos daquelas que realmente nos fazem bem. E não ao contrário. Pessoas que não se abrem ao novo correm mais riscos de abandonar o velho, justamente porque com o novo até o velho se renova e ganha mais brilho.
A traição é assim, quanto mais se está acostumado e estagnado, mais se está propenso a enamorar-se por situações que provoquem contraste da situação experienciada na rotina. Não se está apaixonado pela pessoa nova em si, e sim pela sensação de renovação que a aquela pessoa traz e incita na gente.
É por isso que eu voltei ainda mais apaixonado pela cidade e pelas pessoas que conquistei aqui. Às vezes temos que dar a volta ao mundo para sabermos que nosso lugar de fato era o ponto de partida.

2 comentários:

  1. "Às vezes temos que dar a volta ao mundo para sabermos que nosso lugar de fato era o ponto de partida" Perfeito! isso é uma grande verdade... bjoooos

    ResponderExcluir
  2. Eu estava escrevendo um pouco sobre isso ontem, uma mistura de sentimentos, reflexão e lembrança desse teu texto...
    Mais valoroso que conhecer o novo, é reciclar o antigo...
    Mais uma vez, um texto preciso... ;)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir