terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ânima...



Lembro-me dela, e de sua promessa incansável: nunca seria vista sem o lápis de olho. Em nenhuma ocasião sequer. Tinha alma de artista. Exigente, temperamental, sensível e ousada. Gostava de blues e jazz, porém sabia viver a simplicidade. Ficava bem com um vestido de alta costura da mesma forma que uma roupa esfarrapada, daquelas talhadas para vadiar no fim de semana. Almejava ser estilista, não sei se chegou a ser.
Tinha talento para capturar o desejo sensível, geralmente submerso nas tramas do cotidiano.Transava com instinto de predadora, mas sem nunca perder a sensualidade e a pose. Nutria sonhos pré-industriais, apesar da imagem pós –moderna. Buscava se perder na efervescência cultural, queria experimentar o lado dionisíaco da arte e sugar ao máximo os aprendizados de cada olhar que lhe atravessava.
Demonstrava momentos infantis, nos quais fazia expressões de insatisfação frente ao não atendimento dos seus desejos. Tinha a curiosidade que tirava do eixo quem não ousava se aventurar no novo. Aparentava ser frágil, mimada e defensiva, mostrando suas unhas e olhares felinos para estranhos, que não conseguiam desvendá-la. Agia com impaciência, deixando para trás quem não sacasse com rapidez onde ela queria chegar.
Era uma eterna vaidosa, se despindo da sua imagem apenas quando necessário. Passava a impressão de viver em sofrimento intenso, quem sabe por perceber a feiúra de muitas opressões do dia-a-dia. Queria um universo estético e frugal, no qual sua feminilidade se registraria na sua maior potência. Uma fêmea sonhadora, que se alimentava de poetas e afetos exaltados, uma dama que não temia libertar sua porção voraz. Um ser envolvente e marcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário