segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Homem escondido

Todos desejam a mulher no mundo contemporâneo. Receptiva, compreensiva, macia, suave, intuitiva, piedosa, linda, poderosa, glamurosa... Quem seria louco de não querer também, né? O que sobre para o homem de hoje? Agressivo, manipulador, inconsciente, intolerante, infantil, desordeiro...
É assim que nos vemos atualmente. A mulher de hoje é arrojada, sabe tudo, tem iniciativa, trabalha, cozinha e cuida dos filhos, como as revistas não cansam de panfletear.
Ser homem hoje é um quase um desaforo. Não é à toa que estamos (nós, homens) nos tornando mulheres, além de continuarmos desejando as mulheres. As carcterísticas ditas masculinas são tachadas como inferiores e como compensação acabamos vivendo-as de forma inferior também.
Não se trata de depreciar a mulher, e sim de colocar o homem no mesmo patamar de julgamento. É claro que não se pode ignorar a opressão que a mulher sofreu durante toda a história, mas isso não é justificativa para se vingar ou causar a mesma opressão que foi impingida.
Uma das frases que mais me fascina é essa: “as mulheres estão masculinizadas”. A pessoa, que diz essa frase, quer passar a noção de que a mulher está sendo tão miserável e escrota como o homem. Está traindo como um homem, fazendo sexo como um homem. Mas peraí, então a mulher não sente isso autenticamente, ela copia simplesmente o que o homem faz? Ela escraviza e domina porque se identifica com o homem? Isso que é realmente interessante, o que a mulher faz de admirável é feminino, e o que faz de deplorável é masculino.
A mulher hoje é divina e especial, o homem faz guerras e destrói o mundo. É o mesmo que dizer que o homem é fofoqueiro porque está imitando as mulheres. O homem é fofoqueiro da mesma forma que a mulher pode ser capaz de fazer guerras. Na verdade o homem está cada vez mais agressivo porque está castrado, não consegue mais expressar seus instintos e sua animalidade de uma forma natural. É um homem escondido, asfixiado, que quando liberto provoca uma catarse incontrolável e muitas vezes nociva.
Homem e mulher possuem defeitos e virtudes aleatórios, não é demérito ter nascido homem e nem uma benção ter vindo mulher ao mundo. Cada um é divino e diabólico à sua maneira.

Um comentário:

  1. Acho que separar homens e mulheres, caracterizando-os pela maneira de pensar e agir é muito limitado. Todos tem a mesma capacidade de serem bons ou ruins, independente de seus cromossomos sexuais. Não acho que as mulheres estejam masculinizadas, mas que estão vivendo situações as quais antigamente não eram expostas e, agora sim, estão tendo que adquirir "habilidades" que já são comuns aos homens.
    Resumindo, homens ou mulheres, somos a constante em desequilibrio representada pelo ying e pelo yang. Nem lobo bom, nem mau cordeiro, certo? ;)
    E dessa vez vou sair daqui sem te elogiar ou tu vais ficar muito convencido! Hehehe! =)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir